PSD Distrital de Santarém ao lado dos Ganadeiros
Os Deputados do PSD do Distrito de Santarém, João Moura, Isaura Morais e Sónia Ferreira, integraram um conjunto de deputados do PSD que colocou à Senhora Ministra da Agricultura uma pergunta sobre os mecanismos delineados para assegurar a continuidade da viabilidade da produção de raças autóctones bem como as ações concretas previstas no apoio à produção da raça Brava de Live, tendo em conta o contexto económico atual.
O setor da “agricultura” embora continue a trabalhar, para manter a sua função primordial de alimentar a sociedade, não escapa a novos e exigentes desafios. A pecuária é um dos sectores agrícolas mais expostos às condições impostas pelo Estado de Emergência, necessário para conter o alastramento do surto sanitário.
A dificuldade no escoamento do produto final, a manutenção de garantir a alimentação animal, e o cumprimento de normas obsoletas face à crise sanitária, são alguns dos desafios no curto prazo da produção pecuária. Por exemplo, a produção de raças autóctones obedece a normas de produção que face ao contexto atual, exigem por partes das políticas públicas uma revisão dos processos produtivos e um esforço conjunto para encontrar novas formas de escoamento deste tipo de produto. No mesmo sentido, a procura de canais de distribuição alternativos para estes produtos é fundamental para evitar a destruição de toda a cadeia produtiva.
Entende a CPD/PSD que, perante a excecionalidade que a presente crise sanitária acarreta, devem ser redobrados os esforços no apoio ao setor agrícola, assegurando a sustentabilidade de um setor estratégico para o distrito de Santarém.
Santarém, 21 de abril de 2020