ENSINO SUPERIOR – JSD QUER SABER REGRAS PARA EXAMES NACIONAIS DE ACESSO
ENSINO SUPERIOR – JSD QUER SABER REGRAS PARA EXAMES NACIONAIS DE ACESSO
Milhares de estudantes desconhecem regras dos exames “a escassos meses da realização das provas”
A Juventude Social-Democrata questionou hoje o governo sobre as regras a aplicar na realização dos exames nacionais que permitem ingressar no Ensino Superior, advogando que a tutela deve “antecipar a situação” no contexto pandémico.
Numa pergunta dirigida ao Ministério da Educação e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os jovens deputados social-democratas apontam que os exames nacionais do ensino secundário “figuram o marco de conclusão de ciclo de estudos obrigatório, mas são também, para muitos, um elemento decisivo para a possibilidade de progressão da sua formação académica”.
Em contexto de pandemia, lembram os deputados no texto, no anterior ano letivo “os alunos puderam optar por realizar apenas os exames nacionais de que necessitassem para o seu acesso ao Ensino Superior”.
“Ora, no presente ano letivo assistimos a novas e reforçadas medidas de confinamento, a uma reformulação da tipologia de aulas e a um novo calendário escolar. A escassos meses da realização das provas, milhares de estudantes desconhecem: quantos (e quais) exames deverão realizar; em que moldes serão realizados; qual o seu peso aritmético para efeitos de cálculo de nota final para conclusão do ciclo de ensino”, alertam.
Os deputados do PSD sublinham ainda que, no concurso de acesso ao Ensino Superior 2020/2021 “o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior impediu de forma injusta e irresponsável, que os alunos de escolas internacionais, cujos exames foram cancelados, fizessem exames de melhoria de nota”. “O Ministério deve antecipar a situação, procurando soluções que protejam estes estudantes e mitiguem os constrangimentos que enfrentarão”, advogam.
Na pergunta, os deputados alertam ainda para a situação dos alunos que integram programas de mobilidade, como o Erasmus+, defendendo que o governo “deve manter-se vigilante relativamente aos estudantes que realizarão intercâmbio em países estrangeiros em período de pandemia”.
Assim, os deputados da bancada social-democrata pretendem saber quando serão divulgadas as orientações para a preparação dos exames nacionais, que exames serão feitos e em que condições e para quando será conhecido o Regulamento do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2021/22.
Os deputados da JSD querem ainda saber em que moldes será concretizado este acesso e o que fará o ministério do Ensino Superior “em relação aos alunos de Escolas Internacionais que, no atual ano letivo, foram proibidos de realizar alguns dos seus exames de acesso”.
Relativamente aos alunos portugueses a estudar no estrangeiro, os parlamentares pedem informações sobre o apoio concedido a estes estudantes tendo em conta o atual contexto de pandemia e questiona se a tutela tem “um plano no sentido de proteger os estudantes que se vejam forçados a cancelar o seu programa de mobilidade”.
[Fonte: Lusa]