PROPOSTA TEMÁTICA AO 39º CONGRESSO NACIONAL DO PSD
Um choque de equidade, justiça e coesão territorial
Distrital de Santarém do PSD apresenta proposta temática ao 39.º Congresso do partido, que se realiza este fim-de-semana em Santa Maria da Feira.
Constatando que Portugal é em 2021 um país com profundos desequilíbrios territoriais, onde não é igual nascer ou viver numa ou noutra região, a proposta da distrital do PSD assume que este talvez seja um dos maiores fracassos da democracia portuguesa. E que para o contrariar é preciso um choque de políticas para a equidade, justiça e coesão territorial: de medidas que diferenciem, que descriminem intencionalmente os territórios; da área fiscal ao investimento público; da disponibilidade de equipamentos e serviços públicos à redistribuição dos meios do Estado pelo país; da própria organização política à forma e localização das tomadas de decisão.
Para o fazer a proposta salienta que precisamos de um plano concertado, estável, duradouro, pela sustentabilidade social e económica do distrito de Santarém mas por todos os distritos e regiões do país. As mudanças neste domínio não são compatíveis com o curto prazo, mas é imprescindível que sejam produzidas o quanto antes.
Perante a perspetiva de um novo ciclo político, a o PSD Santarém propõe que o partido priorize a questão, que implemente uma reforma que aproxime as oportunidades e as condições de vida, que aproxime os portugueses e que equilibre o país.