PERGUNTA DOS DEPUTADOS DO PSD

Alteração das regras no acesso à da Praça de Toiros de Santarém

Ex.ma Senhora Ministra da Saúde,

Os deputados do PSD eleitos pelo Distrito de Santarém tiveram conhecimento do adiamento das corridas de Toiros agendadas para a Praça Celestino Graça em Santarém, nos dias 10 e 12 do corrente mês de junho.

As autoridades de saúde, contrariamente ao expectável, à última da hora, após estarem vendidos os ingressos e a lotação adaptada às condições de pandemia estar lotada, decidiram alterar as regras limitando a lotação da Praça de Santarém a 3.500 lugares, confundindo uma sala de espetáculos com um recinto em espaço aberto, contrariando o previsto de redução de 50% da capacidade. Mais grave ainda, surgiu uma nova imposição de que todos os espectadores fossem obrigatoriamente testados nas 24 horas antes de cada espetáculo, e apresentassem teste negativo à Covid-19 para poderem entrar nos mesmos. Foi ainda imposto na Determinação de última hora que a organização do evento seria “responsável pela verificação da existência destes resultados conformes, devendo interditar a entrada a cidadãos que não cumpram o disposto na presente determinação”.

Ora, tal situação NUNCA foi antes aplicada a nenhuma sala de espetáculos portuguesa, parecendo que a tauromaquia e a Praça de Toiros de Santarém foram escolhidas para funcionar como “cobaias” de novas limitações, que vão ao arrepio da legislação vigente, e do próprio processo de desconfinamento que o Governo anunciou querer acelerar já a partir de dia 14 de junho.

Como é óbvio, estas regras impostas de última hora, não foram atempadamente comunicadas aos mais de 10.500 espectadores que tinham adquirido bilhete para os dois espetáculos, tornando-se impossível à organização:

  1. Garantir a divulgação atempada das novas regras a todas as pessoas com bilhete adquirido;
  2. Implementar um sistema de testagem universal e gratuito para todos os aficionados que adquiriram bilhetes para os espetáculos tauromáquicos em causa;
  • Assegurar que este processo, nunca antes experimentado com esta quantidade de pessoas, não resultaria ele próprio em enormes aglomerações, que é, crê-se, aquilo que mais se pretende evitar.

As novas regras impostas pela autoridade de saúde tornaram impossível a realização dos espetáculos tauromáquicos previstos para os dias 10 e 12 de junho na cidade de Santarém.

Os deputados do PSD eleitos pelo Distrito de Santarém, lamentam o adiamento das corridas de Junho, sobretudo pela forma como se desenrolou o processo, com regras diferentes para a Praça Celestino Graça que não foram nem são utilizadas noutras praças de toiros, nem noutros espetáculos organizados ao ar livre.

Gostaríamos que perguntar à Senhora Ministra da Saúde:

  • Quais os motivos para, à última da hora, se terem alterado as regras de organização do espetáculo?
  • Porque são impostas regras diferentes para Santarém e para um espetáculo tauromáquico de ar livre, das utilizadas por exemplo no estádio do dragão por ocasião da organização da final das Champions League de futebol?
  • Será que as regras de combate à Covid-19 mudam consoante o dia do mês, a geografia e a nacionalidade das pessoas? Existem umas regras ao domingo e outras à quinta? Umas para Lisboa, outras para o Porto, outras para a Chamusca e para Alcochete e outras ainda para Santarém? Umas para ingleses e outras para portugueses?

Os deputados do PSD eleitos por Santarém,

Isaura Morais

João Moura

Duarte Marques